Segredo ser Cheio do Espírito

Segredo ser Cheio do Espírito

JO 7.37-39

INTRODUÇÃO:

Estar cheio do Espírito Santo é uma experiência que todo crente precisa desfrutar. Porque ter o espírito Santo, é ma experiência que todo verdadeiro crente tem e trata-se da experiência inicial da salvação. Agora está cheio do espírito é diferente: está cheio, é ma capacidade particular e ocasional para uma tarefa especial. “Deus nos concede poder na proporção das tarefas a nos confiadas por ele e da nossa fé e disposição em realizá-las; em outras palavras, é necessário que haja desejo de fazer a obra de Deus para que Ele nos capacite a realizá-la.

Queremos compartilhar com os amados, acerca da necessidade de sermos cheios do Espírito.  Qual o segredo para se ter uma vida cheia do Espírito santo?

No Verso 38, Jesus diz que: “Quem crê em mim, como diz as Escrituras, rios de água vivas correrão do seu interior”.

No verso 39, confirma o fato de que a figura da água usada por Jesus, tratava-se do Espírito Santo. Logo, compreendemos que no momento em que uma determinada pessoa recebe a Cristo, ela recebe simultaneamente o  Espírito Santo. Assim não só a sua sede espiritual é saciada, como também  “...do seu interior correrão rio de água viva”.

Todavia, quando reportamos às palavras do apóstolo Paulo aos efésio, encontramos: “E não vos embriagueis com o vinho, no qual há contendas, mas, enchei-vos do Espírito”. O verbo enchei-vos, no grego dá idéia de continuidade, ou seja; que a pessoa salva precisa se manter continuamente cheia do Espírito e para isto é necessário que esteja sempre submissa a Jesus. Mas, a pergunta continua: Qual o segredo para se ter uma vida cheia do Espírito Santo?

01.É preciso ter sede espiritual:

Quando sentimos sede, experimentamos uma sensação de secura, um desejo de água. Segundo os médicos erramos quando deixamos para beber água no momento que temos sede. E espiritualmente, é importante sentir a necessidade de Deus. Deus só é encontrado por aqueles que o desejam intensamente. Veja a recomendação de Paulo aos Colossênses 3.1-3, ali somos alertados a buscar e pensar nas coisas que são de cima. O problema é que nossos desejos e pensamentos, nem sempre  são espirituais. Na maioria das vezes, são pensamentos carnais e materiais , o que nos impede de recebe as bençãos de Deus.  Portanto, a primeira condição para sermos cheios do Espírito é que tenhamos sede espiritual.

  1. 02.                      É necessário limpara o recipiente, que é nossa vida   

O segundo segredo para se ter uma vida cheia do Espírito Santo, é limpar o recipiente que é a nossa vida (Jeremias 59.1,2).

O desejo de Deus, é nos encher com a sua plenitude. Mas, Deus não enche vazo sim,impuros. Toda a impureza, todo pecado não confessado e abandonado, bloqueia o canal entre Deus e nós, porque isso entristece o Espírito Santo de Deus, impedindo-o de atuar. Por isso, Paulo recomenda: “não entristeçais o Espírito santo de Deus,  no qual estais selados para o dia da redenção” (Efésios 4.30).

Diante disto, a Palavra de Deus nos orienta sobre o que precisamos fazer para nos corrigir:

2.1. Precisamos reconhecer os nossos pecados.

Sim precisamos reconhecer os nossos pecados porque há um conflito interior que existe em nossas vidas, e só estaremos livres desse conflito, quando partirmos para o céu... “eu sou bonzinho, eu não erro, eu sou perfeito” quem age assim, ficará sempre na contra mão da vontade de Deus. Temos que reconhecer que continuamos pecadores, mesmo sendo salvos.

2.2. Precisamos tratar os nossos pecados, na relação com Deus.

Os nossos pecados significam repudio ao amor de Deus. Quando o salvo confessa o seu pecado, ele recebe não só perdão mas também a purificação. Se realmente queremos a atuação do Espírito Santo em nossas vidas, precisamos confessar os nossos pecados – (1 João 1.9)

2.3. Precisamos tratar os nossos pecados em sua relação com o nosso próximo.

Quando os nossos pecados envolvem outras pessoas, é necessário confessá-los a Deus, e também reconciliação com o irmão. Só assim é possível desfrutar da plenitude do Espírito Santo. (Mt 5.23,24).

2.4. Precisamos nos entregar por inteiro.

Um dos propósitos do Espírito Santo é glorificar a Jesus. E como Deus nos criou moralmente livres, se faz necessário entregar completamente à direção da nossa vida a Cristo, para que possamos ser cheios do Espírito Santo.

CONCLUSÃO:

Ser cheio do Espírito, significa acima de tudo, “ser controlado pelo Espírito”. Ser cheio do Espírito Santo, portanto, se constitui na mais importante experiência, porque nos faz cada vez mais parecidos com Jesus. Logo, quanto mais espirituais mais parecidos com ele seremos.para isto, precisamos ter sede de Deus, precisamos limpar a nossa vida.